Resumo GRÊMIO – jogos de 16 a 23/08 

Como estou de férias consigo assistir alguns lances dos jogos do Grêmio, então segue um resumo dos últimos jogos.

Grêmio 2 x 1 JEC – Campeonato Brasileiro
O que era pra ser um jogo fácil acabou sendo complicado. O JEC não foi na Arena apenas para se defender e complicou a vida do Grêmio, além disso a equipe toda do Grêmio esteve muito abaixo do esperado. Talvez pela falta de Luan, Bobo ainda não mostrou nenhum futebol. Marcelo Grohe mais uma vez teve atuação destacada, com boas defesas e intervenções. Erazo está mostrando evolução a cada jogo, mas de vez em quando a calma do jogador me assusta. Galhardo, fez um belo gol de falta e foi um dos poucos destaques em um jogo em que o a Grêmio poderia ter sofrido uns 3 gols somente no primeiro tempo. Mas, a força da torcida levou o Grêmio a mais uma vitória, sofrida, mas valeu três pontos na classificação. 

Coritiba 0 x 1 Grêmio – Copa do Brasil
Sempre quando o Grêmio vai a Curitiba e contra o coxa é mais complicado jogar. Mesmo não estando bem no brasileirão o jogo foi difícil. No primeiro tempo, o Grêmio apenas assistiu o Coritiba atacar e desperdiçar chances. A sorte do Grêmio é que Marcelo Grohe vive uma grande fase: seguro e confiante, teve atuação destacada em todo o jogo. No segundo tempo o Grêmio retornou mais consistente e com um toque de bola melhor começou a ter algumas chances na partida. O setor defensivo teve boa atuação também, mas nem com o retorno de Luan o ataque melhorou. Era uma partida para empate, mas Marcelo Oliveira recebeu de fora da área e acertou um bonito chute sem defesa: golaço do Grêmio.

Ponte Preta 0 x 0 Grêmio – Campeonato Brasileiro 
O placar que se viu no primeiro jogo do Grêmio no Campeonato Brasileiro deste ano ( 3×3), não se repetiu. Mas a ruindade do Grêmio foi evidente: não chutou nenhuma bola em gol no primeiro tempo, foi facilmente dominado pela Ponte e também, num campo ruim, viu Marcelo Grohe trabalhar bastante. Maicon saiu machucado. A entrada de Pedro Rocha e Brian Rodriguez melhorou um pouco o time. Mas no final do jogo Brian perdeu uma chance incrível, que poderia ter decretado a vitória gremista.

RESUMO: Nestes três últimos jogos o Grêmio foi o mesmo times previsível do início do campeonato. Bem defensivamente, mas pouco efetivo no ataque: Marcelo Grohe brilhou em todos os jogos. Erazo e Galhardo se firmam a cada partida. Marcelo Oliveira voltou bem e é o dono da lateral esquerda. Giuliano e Luan não podem jogar e definir tudo sem ajuda, até eles cansam e não foram os mesmos de outros jogos. Fernandinho tem bons momentos, mas de vez em quando é muito individualista.

Maicon é o cara que cadencia e sai para o jogo, tudo passa por ele e isso me preocupa pois quando não puder jogar o Grêmio não terá uma boa saída de bola.

Douglas foi o mesmo de sempre, o que se viu no Grenal e jogo contra o Atlético acabou-se. Acho que agora só no ano que vem. Douglas não é o camisa 10 do Grêmio, assim como Brian Rodriguez não pode fazer parte do plantel de um time com a grandeza do Grêmio.

Agora é ver e confirmar a classificação contra o Coritiba, no dia 27 na Arena. O jogo não será fácil, ainda mais que o coxa vem embalado por vitória no brasileirão, mas o Grêmio precisa ganhar e passar a próxima fase da Copa do Brasil, além disso precisa mostrar o futebol competitivo do primeiro turno.

Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x GRÊMIO 

  O jogo do Mineirão foi para consolidar a boa fase do Grêmio e mostrar para todo o Brasil o bom trabalho que Roger vem fazendo comandando a equipe tricolor. Era esperado que o Atlético sufocasse o Grêmio e impusesse seu futebol, mas a consciência tática e a organização da equipe viraram o grande trunfo do tricolor.

Quando era atacado todos marcavam.

Quando atacava o maior número de jogadores participavam das jogadas. 

Foi o que ocorreu no belíssimo primeiro gol de Douglas: sete jogadores participaram da jogada que começou com a roubada de bola de Galhardo na defesa do Grêmio, passou por Pedro Rocha, Wallace, Maicon, Luan, Giuliano e Douglas. A boa e rápida troca de passou desnorteou o galo que viu Douglas fulminar o goleiro Victor. O segundo gol no segundo tempo valorizou ainda mais a vitória gremista: num lançamento de Douglas, Giuliano tocou para Luan marcar.

A partir daí o Grêmio fez o que melhor sabe fazer desde a chegada de Roger: reteve a bola e trocou passes precisos irritando o adversário. Claro que tomou sustos, mas tem Marcelo Grohe que fechou o gol mais uma vez. Apenas uma saída errada em todo o jogo.

O que se viu do Grêmio nos últimos jogos, comparando com as derrotas contra Flamengo e Fluminense, é algo surpreendente: Roger está fazendo o time jogar com consistência, as individualidades apareceram e encorparam cada vez mais o time, deixando em evidência o ótimo trabalho realizado até o momento.

Lógico que é muito cedo para qualquer afirmação, mas a torcida quer algo mais neste campeonato. O Grêmio passou de um simples time ao que joga o mais bonito e consistente futebol hoje, joga como uma verdadeira equipe. E tudo isso graças a Roger, que eu acho que nem ele imagina aonde o Grêmio poderá chegar.

Marcelo Oliveira, Galhardo, Erazo e Geromel estiveram seguros e com poucas falhas durante todo o jogo. Bem como Wallace e Maicon no controle de jogo do meio de campo (mesmo Edinho quando entrou foi bem).

Douglas jogou a melhor partida dele no ano com a camisa do Grêmio. Isso é o que se espera de um camisa 10, mas é muito pouco se pensarmos que alcançou isso somente na 17a/18a rodada de um campeonato tão competitivo. Não é o meu camisa 10 ideal para o Grêmio, mas deu conta do recado nos últimos jogos.

Luan está com uma maturidade tática incrível e jogou muita bola, foi junto com Marcelo Grohe um dos melhores em campo.

Mas Giuliano foi o melhor. Está jogando cada vez mais e decidindo jogos com passes e lançamentos precisos. Hoje, eu acho, que o Giuliano é “o cara” do Grêmio dentro de campo, porque fora das quatro linhas Roger é um verdadeiro comandante de um time em evolução e que está trazendo ao torcedor gremista a antiga paixão de torcer por um time competitivo, mas agora com muito brilho e boas perspectivas de um futuro melhor.

1disco: Alabama Shakes – Sound & Color

Se eu foalabama-shakes-sound-and-color-albumsse dar uma nota para este álbum, seria 10.
tem três coisas que eu gosto muito: uma vocalista fora do normal (Brittany Howard), o som “retrô” das grandes bandas de rock e guitarras (muitas guitarras).
A música de abertura e que dá nome do CD (Sound & Color) é suave, paciente e rasgada quando entra a voz de Britany.
“Don’t Wanna Fight” bota tudo abaixo e mostra a energia da banda e com versos como: “Quando todo mundo é agradável / Eu não consigo nenhuma ajuda / Viver não é nada divertido”.
“Miss You” é balada para curtir a voz de Brittany e não se decepcionar com o Alabama Shakes. 
Quer escolher alguma faixa como A MELHOR do álbum? Impossível: “Guess Who”, “Dunes” e “Over my Head” são petardos que não deixam pedra sobre pedra. Curti muito “Shoegaze” que é o típico som da banda do primeiro álbum, mas a quinta faixa “Gimme All Your Love mostra o vigor de um blues lento e culmina numa base instrumental impecável (ecos de Led Zeppelin, fácil).
Além disso o álbum deve figurar entre os melhores de 2015, porque a banda trabalha para que a grande voz de Brittany sobressaia em todas as músicas.
Um legítimo álbum de rock que relembra as grandes bandas do passado.

Campeonato Brasileiro: GREnal

O MASSACRE DO GRENAL
Mais de 46 mil torcedores foram a Arena para ver o GRÊMIO massacrar o inter num jogo de, praticamente, um time só, no domingo dia 09/08, o dia foi dos papais tricolores:
> Primeiro tempo teve amplo domínio Tricolor e acabou com 2 x 0.
> No segundo tempo a superioridade, organização e objetividade garantiram o placar histórico de 5 x 0.
 
PRIMEIRO TEMPO:
4’ Giuliano cruzou e Luan quase marcou.
10’ penalti em Giuliano.
11’ Douglas errou o pênalti, bateu pra fora.
15’ Pedro Rocha depois do rebote da zaga bate para fora.
17’ Marcelo Oliveira de perde diretira de dentro da área bate prensado com a zaga.
25’ ótima bola enfiada por Luan, mas Pedro Rochaa estava impedido.
31’ Edinho corta o cruzamento para escanteio. Cabeçada sobre o gol de Marcelo Grohe.
35’ no rebote da cobrança de escanteio, Giuliano pegou um lindo chute de [perna esquerda de fora da área, a bola tocou na trave e entrou: GOLAÇO DO GRÊMIO.
37’ Marcelo Grohe faz grande defesa.
43’ grande roubada de bola de Erazo que toca pra Luan bater de fora de área: GOL DO GRÊMIO.
44’ outra grande defesa de Marcelo Grohe, numa cabeçada de Juan.
45’ Pedro Rocha perdeu mais uma oportunidade.
 
SEGUNDO TEMPO:
3’ ataque rápido e no rebote Pedro Rocha cruzou, o goleiro do Inter cortou no pé de Luan que só empurrou para as redes: GOL DO GRÊMIO.
6’ tabela de Giuliano e Luan que toca para Pedro Rocha bater em cima da zaga e ganhar escanteio.
7’ ótimo lançamento de Luan e Pedro Rocha que adianta a bola para a defesa do goleiro do Inter.
15’ a bola batida por Alex explodiu na trave de Marcelo Grohe e no rebote a bola é chutada pra fora.
21’ Douglas bate de fora da área e a bola passa próxima ao gol.
30’ grande lançamento de Maicon para Fernandinho que entrou livre, driblou o goleiro e marcou o quarto gol: GOL DO GRÊMIO.
38’ outra grande enfiada de bola, Fernandinho foi a linha de fundo e cruzou e Rever tentou tirar e jogou para as redes: GOL DO GRÊMIO. 
Luan foi o melhor do jogo, uma partida impecável. Mas Marcelo Grohe também brilhou.
Maicon, Giuliano e Erazo fizeram as melhores partidas pelo Grêmio desde que foram contratados.
O retorno de Marcelo Oliveira deu a consistência na lateral esquerda que não tinha em outros jogos.
Edinho foi um guerreiro no meio de campo do começo ao fim do jogo e Galhardo novamente fez um bom jogo e com subidas fáceis ao ataque.
O GRÊMIO fez o que deveria ter feito contra outros times pequenos e limitados: VENCER NA ARENA.
Agora a pedreira é com o Atlético Mineiro, em Minas Gerais.

Campeonato Brasileiro: Fluminense x GRÊMIO

O ataque do GRÊMIO continua incompetente.
Fluminense e GRÊMIO, no estádio Maracanã na noite de sábado dia 01/08, tinha uma expectativa de ser um grande jogo, principalmente pela estreia do “mercenário” Ronaldinho Gaúcho pelo Fluminense.
Sem Giuliano e Marcelo Grohe, o Grêmio teve a estréia de Willian Schuster no meio de campo. Depois da falha contra o Sport, eu achei que seria a vez de Bruno Grassi assumir o gol do Grêmio, mas não foi desta vez. Bem organizado, o Grêmio tomou a iniciativa do jogo e começou envolvente, mas errando alguns passos.
Mas a velha historia continua no Grêmio: o ataque é inoperante e incompetente.
Meio de campo e zaga jogaram bem, mas o ataque voltou a decepcionar.
Primeiro Tempo:
Aos 9’ Ronaldinho Gaúcho tentou bater falta direta, mas Tiago defendeu.
Dos 16’ aos 19’ pressão do Fluminense que acabou numa cabeçada contra o gol do Tiago, sem perigo.
22’ quase o Fluminense marca, numa saída equivocada do goleiro Tiago: dividiu com Gérson e no rebote Marcelo Hermes tirou.
23’ Douglas de fora da área bateu para defesa de Cavalieri.
24’ Erazo cabeceou forte na cobrança de escanteio de Douglas, Cavalieri tocou na bola que explodiu no travessão.
31’ chute torto de Pedro Rocha para fora.
37’ Pedro Rocha dominou livre de fora da área e bateu para fora novamente.
47’ grande jogada e enfiada de bola de Douglas para Luan, que adiantou a bola e tentou cruzar para Pedro Rocha mas a zaga colocou para fora.
Segundo Tempo:
Menos de 1’ e o goleiro Tiago saiu errado do gol novamente.
Expulsão de Wallace aos 4’.
13’ Tiago saiu errado novamente e não conseguiu cortar a bola.
17’ o Fluminense chegou novamente mas sem perigo.
20’ tabela do ataque do Grêmio, mas a bola saiu pela linha de fundo.
21’ chance do Fluminense em escanteio, mas a bola foi para fora.
26’ boa cobrança de falta de Galhardo e a zaga cortou para escanteio.
31’ gol do Fluminense.
36’ Tiago fez boa defesa.
43’ Pedro Rocha perdeu a bola do jogo para o Grêmio, perdeu o gol. Mas na jogada houve pênalti em Edinho.
46’ Edinho entrou pelo meio da área e tocou por cima do gol de Cavalieri.
Willian Schuster foi inoperante enquanto esteve em campo.
Marcelo Hermes é um jogador limitado.
Tiago foi inseguro, durante todo o jogo. Não é o reserva adequado para Marcelo Grohe.
Luan continua em crescimento e é um dos melhores do Grêmio.
Erazo cresceu e vem se firmado, foi o melhor do jogo pelo Grêmio.
 
O GRÊMIO cai na tabela por culpa da incompetência do seu ataque. 
E agora é esperar pelo Grenal no próximo domingo, na Arena o GRÊMIO é obrigado a vencer.