
Título original: “The Equalizer 3: Final Chapter”
Ano: 2023
País: Estados Unidos
Direção: Antoine Fuqua
Com um roteiro bem construído e direção de Antoine Fuqua, Capítulo Final nos brinda com belas paisagens da Itália e o carisma de Denzel Washington, sendo este o melhor filme da franquia.
Robert McCall (Denzel Washington), desmantela uma quadrilha num vilarejo na Italia e mata todos, sem piedade. Mas ele é ferido por um menino, é encontrado desacordado no meio da estrada por um policial e levado para uma pacata cidade no sul da Itália. 😔 O policial que o socorre, leva-o até o médico do vilarejo e não registra nenhum boletim, assim tem início o último capítulo e a saga de redenção de McCall. E ele está ainda mais feroz e sem compaixão com os bandidos.
No vilarejo, enquanto se recupera dos ferimentos ele cria amizades com alguns moradores: o policial que o achou, o médico que o tratou, o dono de uma peixaria e a dona de um café, todos personagens simpáticos que geram empatia. E logo ele descobre que é o lugar onde quer se aposentar, é o lugar que o acolheu e que sempre protegerá e isso tem um preço. Neste período de recuperação também descobre que o chefão de uma máfia oprime, agride, rouba e mata seus novos vizinhos, e ele, claro, não vai deixar isso barato. Apesar de todo esse cenário, McCall ainda se apoia numa bengala, então não tem grandes perseguições ou cenas de ação, mas sim muita improvisação nas mortes. O Protetor, com seu olhar cansado, torna o filme ainda mais interessante: numa das cenas, ele faz um vilão urinar de dor com apenas um golpe certeiro enquanto as mortes são rápidas e ferozes.
Dakota Fanning, atriz que já trabalhou com o Denzel em Chamas da Vingança, participa do filme como uma agente do FBI e seu envolvimento em uma caçada contra a máfia criam uma trama emaranhada e claro que seus destinos se cruzam, mas tudo é explicado no final. Particularmente, achei desnecessário, somente a história de aposentadoria e redenção de McCall já valeria o filme, mas acredito que o diretor fez isso mais como uma maneira de homenagear Denzel e Dakota pelos vinte anos do filme Chamas da Vingança.
O diretor entrega um ótimo filme, não vai concorrer ao Oscar, mas com certeza tem muita ação e diversão e finaliza a trilogia com chave de ouro. 8️⃣
