euOvo: Marisa Monte

Eu acredito que, depois de Elis Regina, Marisa Monte é a melhor cantora da MPB. A história dela, suas músicas, interpretações e parcerias sempre causam impacto no cenário nacional. Eu já tive o privilégio de assistir um show dela ao vivo e a perfomance e carisma é imbatível. Alguns podem achar que não é tudo isso, mas com certeza não sabem o que estão perdendo. Talvez a pouca exposição ou os poucos álbuns lançados: em mais de 30 anos são 8 álbuns de estúdio (vários ao vivo) e 2 em parceria com Os Tribalistas (Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes), também outro parceiro em várias composições é Nando Reis.

Em 1989 a cantora lançou o primeiro álbum, que vendeu mais de 700 mil cópias, MM foi calcado no sucesso de “Bem Que Se Quis”, mas outras músicas mereceram destaque como as interpretações de: “Comida”, “Chocolate”, “Ando Meio Desligado”, “Gato Negro” e “O Xote das Meninas”. Logo depois, em 1991, Marisa lançou Mais o segundo álbum também teve uma ótima repercussão vendendo mais de 710 mil cópias e foi onde começou a aparecer cada vez mais as parcerias com Nando Reis e Arnaldo Antunes. Dois grandes hits “Beija Eu” parceria da cantora com Arnaldo Antunes e Arto Lindsay e “Eu Sei (Na Mira)” a primeira composição da cantora. “Ainda Lembro” com participação de Ed Motta é parceria com Nando Reis que inclusive participou de mais três músicas: “Diariamente”, “Tudo Pela Metade” e “Mustapha”“Eu Não Sou da Sua Rua” foi composta por Branco Melo e Arnaldo Antunes. Marisa também interpretou duas grandes músicas: “Ensaboa” de Cartola e “Rosa” de Pixinguinha. Com o lançamento do terceiro álbum Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão em 1994 vendeu mais de 1.050 milhão de cópias e emplacou “Segue o Seco” de Carlinhos Brown. Canções inéditas como “O Céu”, “Ao Meu Redor”, “Bem Leve”, “De Mais Ninguém”, “Na Estrada e “Enquanto Isso” tiveram boa recepção. Marisa ficou seis anos sem gravar e em 2000 entregou o ótimo álbum Memórias, Crônicas e Declarações do Amor que vendeu mais de 1 milhão de cópias puxado pelo hit “Amor I Love You” com participação de Arnaldo Antunes e composição de Marisa e Carlinhos Brown, mas também emplaca “Não Vá Embora”, “O Que Me Importa”, “Tema de Amor”, “Gentileza” e “Não é Fácil”. Mais seis anos de espera e Marisa lança dois álbuns simultâneos Infinito Particular e Universo ao Meu Redor, em 2006, com vendagens de mais de 300 mil cópias cada álbum e sem tanto apelo radiofônico mas com o hit “Vilarejo”emplacando nas paradas. Merecem destaque também: “Até Parece”, “Pra Ser Sincero”, “Quem Foi”, “O Bonde do Dom”, “Para Mais Ninguém” e “Vai Saber?”. O álbum O Que Você Quer Saber de Verdade foi lançado em 2011 e vendeu mais de 260 mil cópias. O hit “Ainda Bem”emplacou nas paradas que teve também “Depois”, “O Que Se Quer”, “Aquela Velha Canção” e“Verdade, Uma Ilusão” merecendo destaque. No meio deste período, Marisa participou da banda Os Tribalistas, junto com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown em 2002 o primeiro álbum vendeu mais de 1,5 milhão de cópias, emplacando hits como: “Já Sei Namorar”, “Velha Infância” “Passe em Casa”. E em 2017 lançaram o segundo álbum que não teve uma vendagem expressiva, mais ou menos 100 mil cópias, mas que emplacou algumas boas músicas como: “Diáspora”, “Aliança”,  “Um Só” e “Fora de Memória”. 

Este ano Marisa Monte retornou e lançou o novo, suave e belo álbum, após um hiato de 10 anos (é um dos melhores do ano)Portas. Além das eternas parcerias de Carlinhos Brown, Arnaldo Antunes e Nando Reis, Marisa também traz Silva, Marcelo Camelo e Jorge Drexler. Músicas como: “Portas”, “Deja Vu”, “Quanto Tempo”, “Vento Sardo” “A Língua dos Animais” são exemplos das boas escolhas, mas é em “Calma” a melhor música do álbum que estão os melhores versos e com um refrão pegajoso: “Não faz assim / Não diga que não gosta de mim / Não diga que não vai me notar / No pé do bar, em qualquer lugar”.

Sobre Severo

GREMISTA FANÁTICO... com preferências simples e/ou complicadas: comidas, músicas, filmes, viagens, escrever sobre curiosidades do dia-a-dia...
Esta entrada foi publicada em euOVO, Música. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s