Dia Mundial do Rock

O estilo de música que tem um dia mundial para ser comemorado, é claro que estamos falando do Rock and Roll. Então o resto é o resto, porque hoje é o Dia Mundial do Rock.

Surgiu nos Estados Unidos, no final da década de 40 início de 50 e foi popularizado por Elvis Presley, considerado por muitos como “o Rei do Rock”, (claro que nem todos concordam com isso). Nos anos 60 bandas como Beatles, Rolling Stones, The Doors e Pink Floyd surgiram e foi neste período que surgiu o famoso lema: “Sexo, drogas e Rock’n’Roll”. Nos anos 70 a agressividade das guitarras explodiu e junto a bandas como Ramones, Iggy Pop & The Stooges, Sex Pistols, Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, KISS, The Cure, Aerosmith, Iron Maiden e Judas Priest e o pop rock do U2, Echo and the Bunnymen e a melancolia do Joy Division. A chegada do grunge nos anos 80 com ótimas bandas como Nirvana, Pearl Jam, Mudhoney, Soundgarden, Stone Temple Pilot e Alice in Chains fez o estilo popularizar rapidamente, mas também foi o auge de bandas como The Smiths, REM, Faith no More e Guns N’Roses. Nos anos 90 as bandas começam a ganhar mais popularidade e a lotar estádios, bandas como U2 (que em 1987 lançou um dos melhores álbuns do mundo de todos os tempos “The Joshua Tree”), Foo Fighters (liderado por David Grol após o término do Nirvana), Red Hot Chili Peppers, Pixies, Radiohead, Dream Theater e Green Day foram implacáveis e empilharam sucessos. Final dos anos 90 e início dos anos 2000, muitas bandas surgiram, mas poucas vingaram. Algumas emplacaram apenas um hit, enquanto que outras continuam na ativa com grande sucesso, a maioria surgida do cenário Indie rock: Nickelback, System os a Down, The Strokes, Travis, Coldplay, White Stripes, Imagine Dragons, Weezer, Muse, Wolfmother, uma safra nem tão boa quanto as outras mas com muita qualidade. No cenário brasileiro: Sepultura e Angra foram as bandas que ganharam o mundo, mas Legião Urbana, Capital Inicial, Titãs, Engenheiros do Havaí, Biquini Cavadão, O Rappa, Camisa de Vênus, Secos e Molhados, Plebe Rude, Mutantes, Bixo da Seda, RPM, Barão Vermelho, Inocentes, Raimundos, Cólera, Ratos de Porão, Replicantes, Nenhum de Nós, Ultraje a Rigor, DeFalla e vários outros elevaram o nome do ROCK BR. Legião Urbana é a banda que, mesmo após a morte do líder Renato Russo, ainda toca e mantem as letras parecendo atuais mesmo escritas a mais de 30 anos.

13 de Julho – Dia Mundial do Rock

Dez músicas gringas essenciais para gostar de Rock:
We Will Rock You — Queen
Enter Sandman — Metallica
Back in Black – AC/DC
Born to be Wild – Steppenwolf
Rock and Roll – Led Zeppelin
Light My Fire – The Doors
Smoke on tge Water – Deep Purple
Heroes – David Bowie
Sultans Of Swing – Dire Straits
Another Brick In The Wall — Pink Floyd

Dez músicas nacionais essenciais para gostar de Rock:
Legião Urbana – Tempo Perdido
Titãs – Polícia
Nação Zumbi – Maracatu Atômico
Raul Seixas – Metamorfose Ambulante
Barão Vermelho – Pro Dia Nascer Feliz
O Rappa – Minha Alma
Os Paralamas do Sucesso – Vital e Sua Moto
Plebe Rude – Até Quando Esperar
Engenheiros do Havaii – Infinita Highway
Camisa de Vênus – Eu Não Matei Joana D´arc

LED ZEPPELIN
TITÃS

Sobre Severo

GREMISTA FANÁTICO... com preferências simples e/ou complicadas: comidas, músicas, filmes, viagens, escrever sobre curiosidades do dia-a-dia...
Esta entrada foi publicada em Rock, Rock Nacional. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s