1clássico modelo: 🎸 “O Último Dia” de Paulinho Moska

Música: “O Último Dia”
Álbum: Pensar é Fazer Música
Ano: 1995
Cantor: Paulinho Moska
Origem: Brasil
A música “O Último Dia”, composta por Billy Brandão e Paulinho Moska, está em seu segundo álbum solo de 1995, Pensar é Fazer Música, e este é o meu clássico de hoje. Não por ser uma música originada de um cantor do pop rock, mas por sua letra reflexiva e a ótima versão que foi lançada em 2020.

“O Último Dia” é uma canção marcante que destaca a sensibilidade poética e melodia envolvente criada pela dupla, tornando-se assim um dos grandes sucessos do cantor e conquistando fãs e críticos com sua profundidade emocional. A história por trás da música revela a habilidade de Paulinho Moska em criar letras introspectivas e significativas e já inicia com uma pergunta direta para seu amor: “O que você faria se só te restasse esse dia?”. E isso, de cara, acende uma grande questão que já debatemos diariamente: o que cada um de nós faríamos SE acontecesse algo que fugisse do nosso controle? Tenho certeza que muitos responderiam: “Vou gastar todo meu dinheiro” ou “Vou fazer um monte de dívidas” ou “Vou beber até cair” ou “Vou transar até morrer” 😂

A canção questiona temas como amor, perda e superação, com uma abordagem poética, melodia suave e uma interpretação emotiva do cantor que, com tanta emoção, cria uma grande conexão íntima com o público e deixa todos pensativos: “Ia manter sua agenda / De almoço, hora, apatia / Ou esperar os seus amigos / Na sua sala vazia”. E estas questões levantadas tornou a música um pequeno hino para aqueles que buscam conforto e reflexão em meio às adversidades da vida. A música transcende gerações, tocando os corações dos ouvintes com sua sinceridade e beleza, continuando a impactar o cenário nacional tanto que Ney Matogrosso regravou em 1998. Mas uma das ótimas versões, pra mim a melhor, é do músico brasiliense GAÊ em 2020.

Não importa o interprete, Paulinho Moska, Ney Matogrosso ou GAÊ, eles fizeram grandes versões de uma música atemporal que vai perdurar por muito tempo. Confere aí!

1trailer: série “Sugar” (Apple TV+)

O investigador particular John Sugar (Colin Farrell) examina o misterioso desaparecimento de Olivia Siegel, a neta de um lendário produtor de Hollywood.