
Título original: “AIR – Courting a Legend”
Ano: 2023
País: Estados Unidos
Direção: Ben Afleck
Se você acha que vai assistir a apenas mais um filme pautado na carreira de Michael Jordan, se enganou, pois o filme é ótimo em tratar o desafio de se contratar uma grande estrela em ascensão e a persistência em transformar um sonho em realidade.
O filme parte da necessidade da empresa/marca NIKE em se manter no mercado do basquete e trazer lucro para a cis, para isso necessitam de uma estrela. Com muitas opções mas pouco dinheiro para investimento, Matt Demon (Sonny Vaccaro) inicia sua busca por algum jogador que pode dar este impacto a Cia e mostra os bastidores de uma negociação com um dos maiores atletas de todos os tempos, Michael Jordan. O bom do filme documentário é que mostra a obsessão de Sonny em encontrar este jogador e não focando no que de fato é/foi a pessoa de Jordan, que aliás poucas vezes aparece. E esta história se torna melhor ainda pelas grandes atuações de todo o elenco: Ben Affleck (Phil Knight), como cofundador e ex-CEO da Nike, Jason Bateman (Rob Strasser) e a inigualável Viola Davis (Deloris Jordan) mãe de Jordan
Cenas impactantes e emocionantes do filme: o discurso de Sonny para Jordan, na reunião no escritório da Nike onde ainda estão presentes Deloris Jordan, Phil Knight e Rob Strasser é emocionante e a melhor cena do filme. É de arrepiar a previsão do seu sucesso e no que ele realmente viria a se tornar. 😂😰 Outra cena impactante é quando Sonny vai na casa de Jordan, na cara e coragem, para tentar conversar com Deloris, e ele “ganha” uma ótima conversa com a mãe de Jordan.
Atenção na incrível trilha sonora do filme, em clássicos dos anos 80, destacando músicas como: “Money for Nothing” (Dire Straits), “My Adidas” (Run DMC), “Ain’t Nobody” (Chaka Khan), “All I Need Is a Miracle” (Mike + The Mechanics), “Born in the U.S.A.” (Bruce Springsteen), “Rock the Casbah” (The Clash), “Time After Time” (Cyndi Lauper), “Can’t Fight This Feeling” (REO Speedwagon), “Tempted” (Squeeze) e “Sirius” (The Alan Parsons Project), todas incluídas nas cenas e momentos certos.
É impossível não gostar de um filme como este, seja pela atuação dos atores seja pela história aqui contada, mas também pelo que a marca se transformou no decorrer dos anos, por conta de Jordan, mas também pela ousadia de Sonny em acreditar e lutar pelo projeto. 🔟


