1clássico: “Hey Amigo” da banda O Terço

Álbum: Criaturas da Noite / Ano Lançamento: 1975 / País: Brasil

É bem difícil indicar clássicos do rock brasileiro antes dos anos 80, por um fato muito simples: comparado com o rock gringo está muito distante, mesmo assim apareceram muitas bandas legais com boas guitarras e até com um novo estilo definido como rock rural, ouvindo hoje isso não soa muito estranho mas sim revolucionário. Seguindo este estilo, uma das minhas bandas preferidas é a carioca O TERÇO e o clássico consagrada é “Hey Amigo”, um pequeno petardo que continuo ouvindo ainda hoje.

A banda era formada por Sérgio Hynds (guitarra), Sérgio Magrão (baixo), Luiz Moreno (bateria) e Flávio Venturini (telados), mas todos exerciam a função de vocalistas. O principal LP lançado por eles foi em 1975, “Criaturas da Noite”, terceiro disco da banda, e é nele que traz o clássico “Hey Amigo”. O álbum trazia hard rock, folk e rock progressivo. Com introdução de baixo e riffs poderosos de guitarras explodem numa letra que transmite energia e vibração positiva através de sua fusão de rock progressivo com elementos da música brasileira. A combinação dos instrumentos e a voz dos vocalistas se destacavam por serem tão diferentes, proporcionando uma experiência musical cativante.

No entanto, alguns podem argumentar que a estrutura da música é um tanto repetitiva, o que pode levar a uma sensação de monotonia ao longo do tempo. Apesar disso, a música ainda possui méritos ao retratar a criatividade e a inovação que marcaram a cena musical brasileira nos anos 70. Uma letra, digamos, infantil: “Hey amigo / Cante a canção comigo! / Nesse rock / Estamos todos juntos! / Nesse rock estamos perto de ser / A unidade final!”.

No decorrer das décadas, a música foi regravada muitas vezes, inclusive pela própria banda, com algumas versões piores do que a versão original.

Deixe um comentário