Antigamente era fácil falar do rock nacional, pois várias bandas surgiam em todo o país. Mas isso mudou com a chegada dos anos 2000: bandas dos anos 70/80 se consagraram mas as poucas que surgiram nos anos 2000 foram fracas ou sumiram depois de um pouco de sucesso. Outras apostas deram uma guinada devido a pandemia e foram para um lado mais pop, com ecos de mpb, ou seja, o rock nacional tem uma boa safra mas vive sem uma grande banda nova para apostar. Novidades legais e com boas letras e peso na medida certa é Zander, Molho Negro, Elefante Cinza e Rubah, mas será que terão vida longa? João Gordo lançou um petardo, enquanto Maglore, Wry, Bratislava e Terno Rei estão mais pop. O Teatro Mágico segue firme, enquanto Vanguart e Titãs continuam a saga de referência e com boas músicas. Aprecie tudo com muita moderação porque tem muita coisa boa para ser descoberta
22 – “Acorda Pedrinho” – Jovem Dionísio
Não tem como ficar de fora, a música mais ouvida e chiclete do pop rock do ano foi essa da banda de Curitiba Jovem Dionísio, mas será que a banda pode sofrer um síndrome de “Ana Júlia”?
21 – “Nós Nesta Cidade” – Rota de Pedestre
A banda gaúcha soltou este petardo, uma singela balada com forte influência dos Engenheiros do Havaii: “Enclausuradas no peito / levadas pra frente no pleito / falseando a liberdade / fatiando pela metade / meias verdades”.
20 – “Apocalipse Só” – Titãs
A primeira música do álbum é uma delícia: gritos tribais, coro infantil e ao fundo batida pesada, para explodir com a entrada de Sérgio Brito e deixar todo mundo feliz, num discurso direto sobre a crise climática: “O céu / Espelho do chão / Fumaça / Engole avião”.
19 – “O Amor é Assim” – Vanguart
A banda de Cuiabá mostra que o folk rock é maravilhoso e com uma levada a Keane emplaca uma bela letra: “Faz comigo O que a fogueira faz com a noite / Faz comigo O que o outono a flor de ipê / Faz de mim Um troco firme pra você”.
18 – “Cegueira Demente” – Fud’s Gang
Um apito de trem é o início para uma triste despedida nesta boa descoberta no apagar das luzes no final do ano: “Cada um escolhe o trem a tomar / O meu está partindo e eu vou correr lá / A despedida é sempre um momento de dor / Nossos caminhos não vão se encontrar nunca mais”.
17 – “Eles” – Maglore
Maglore voltou com um dos melhores álbuns do ano e esta música é uma forte crítica política: “Eles / Reivindicaram nossa proteção / Mentindo sobre a própria criação / Do seu sistema podre de cifrões / Tanta miséria”.
16 – “Pra Onde Eu Vou” – Wry
A banda de Sorocaba é uma das melhores do rock alternativas e lançou o primeiro álbum totalmente em português e está música comprova a alta qualidade: “Eu sinto que agora estou no lugar / Mesmo sem saber se vão me querer / Penso todo dia se vale a pena fugir mais uma vez”.
15 – “Escorpião” – Bratislava
A balada entrega uma letra simples e cativante. “Se você me quer / Me prende, me morde, mostra quem você é / Me sinto mais vivo quando abro o coração / Eu durmo tranquilo no colo do escorpião”.
14 – “1 = 2” – Scalene & Gabriel Zander
O rock do Scalene fica mais pesado nesta música com participação do Gabriel Zander e que fala sobre emoções: “Monstro querubim / Morte e vida sem fim / Mundo interior / Mora medo sedutor”.
13 – “Preciso Falar” – Titãs
Eu nunca imaginei a banda cantando uma música sobre o mundo LGBTQI+, mas esta aqui ficou ótima. “Demorei pra perceber / Demorei pra entender / Eu sou homem, você também / Eu te quero, o que é que tem?”.
12 – “Decolagem/Pouso” – Zander
Mesmo nesta música mais pop a banda colocou o peso do seu rock alternativo, com participação de Scatolove e um refrão grudento: “Decolar / Decolar ao Sair”
11 – “Esperando Você” – Terno Rei
O início já é direto “Como os dias são pequenos / Eu prefiro ir devagar / Eles querem tudo, e tudo eu não posso dar” e a balada explode numa grande declaração de amor.
10 – “Não Nasceu Para Brilhar” – Molho Negro
E Belém do Pará tem rock e dos bons, isso se comprova no novo e pesado álbum da banda Molho Negro e na ótima música que tem refrão descolado: “Mas eu preciso encontrar / Como faz pra se curar / Não adianta espernear / Não nasceu para brilhar”.
9 – “Cúpula do Horizonte” – Elefante Cinza
A “banda” é o músico carioca Rodrigo de Andrade e empolga. É um indie rock de qualidade que emplacou esta música “Cúpula do Horizonte” com boa qualidade na letra e instigante em versos como: “Quando já não tem mais jeito / Você me constrói” e “Finja / Fuja / Um Segundo pra Você / Para Nós Dois” e acordes leves de guitarra.
8 – “Cinza” – O Teatro Mágico
Esta música remete aos anos 80 e a banda Legião Urbana, poesia concreta e de muito bom gosto, é uma das melhores do álbum: “Céu arranhado / Janelas, tramelas cerradas / Ideias congestionadas / Trancas em todo coração” e explode num refrão pegajoso “A cidade que pulsa em mim / Também me expulsa”.
7 – “Parabólicas” – DINGO
A banda gaúcha de indie rock, emplaca a ótima “Parabólicas” um pop cheio de esperança na letra que fala em como deve ser o futuro em versos como: “E as parabólicas coladas na fachada / Mandam sinais de vida pela madrugada / Se o universo é um oceano infinito / O que é certo, o que é real e o que é bonito?”.
6 – “Aquário” – menores atos
A banda carioca entrega esta triste e emotiva música, nos traz calma e com gostinho de quero mais depois deste refrão maravilhoso: “não precisa se preocupar / já estou onde eu queria estar / me sinto em casa”.
5 – “O Que Deus Quiser” – Vanguart
“Eu penso tanto, mas não sei fingir / Acordo e vejo, eu quero estar aqui / E lá vem você com algo a me dizer / Eu vou mudar o que eu puder, aceitar o que vier”, a bela poesia do Vanguart extrapola nesta balada.
4 – “Tenho” – João Gordo
João Gordo “destruiu” esta música e fez uma versão definitiva: peso na medida certa para eternizar.
3 – “Dinossauro” – Rubah
O mineiro Rubah mostra peso nesta música com muitas guitarras e cunho político: “Antigamente em tempos remotos, a terra era redonda, não pensávamos em paz… Apostamos tudo na queda do muro… Foi há muito tempo atrás, a crença nos tribunais…”. Perfeita.
2 – “Dias da Juventude” – Terno Rei
Uma das melhores e inovadoras bandas do rock nacional entrega sentimento de nostalgia, amizade, vontade de voltar ao passado e muitas lembranças da juventude nesta baladaça: “Eu quero te lembrar dos dias da juventude / Noite legal, viagem sem fim / Da boca no ouvido e a cabeça na lua / Noite legal, viagem sem fim /Da boca no ouvido e a cabeça na lua”.
1 – “Almaflor” – O Teatro Mágico
Quando OTM lançou essa música com abertura já subindo um “Ô ô ô” e os primeiros versos já propagando superação “Quando isso tudo passar por nós / Não tenha medo de nada / Seremos porto seguro / E tudo que tarda não falha” já cravei como uma das melhores músicas do ano. E o fato é que a música é maravilhosa.

