2022: 22 CD GRINGO que você deveria ter ouvido no ano

2022 foi um bom ano para o rock, mas para o rock gringo: vários “dinossauros” lançaram bons álbuns e os festivais foram muito empolgantes. A volta de Ozzy Osbourne com um álbum de inéditas e Bruce Springsteen com um álbum de cover de R&B, RHCP, Weezer e Disturbed contribuíram para isso. Descobertas como Scarlet Rebels e Hartmann (nem tão novo de estrada assim) elevaram  o bom momento do rock novamente. Um grande ano para o rock gringo.

22 – The 1975 – Being Funny in A Foreign Language

A banda entrega um bom álbum de pop rock, simples e descompromissado que já podia ser detectado no single “I’m In Love With You”, bons momentos também em “Looking For Somebody (To Love)”, “About You” e “Part of the Band”.

21 – The Afghan Whigs – How Do You Burn

A banda americana de rock alternativo voltou com força e mostrando que o rock não morreu, isso pode ser conferido em músicas poderosas como “I’ll Make You See God” e nas baladas “The Getaway” e “Please, Baby, Please”.

20 – Foals – Life Is Yours

Uma das boas bandas inglesas surgidas nos anos 2000 largou um novo álbum mais-do-mesmo. Trilhando o mesmo caminho e sem muitas novidades, bom para os fãs e para quem gosta de um bom pop rock alternativo, pode ser conferido em faixas como “Life is Yours”, “2am” e “Looking High”.

19 – The Smashing Pumpkins – Atum Act I

O novo disco da banda é meio estranho, assim como sempre foi com as loucuras propostas por Billy Corgan, mas além da nostalgia tem boas músicas: “Beyond the Vale”, “Steps in Time”, “The Gold Mask” e a ótima “Butterfly Suite”.

18 – Fontaines D.C. – Skinty Fia

A banda irlandesa, de Dublin, lançou um bom álbum e o primeiro single “Jackie Down the Line” provou isso. Outras faixas como “Skinty Fia”, “Roman Holiday” e “How Cold Love Is” mostram a evolução da banda, mas é em “I Love You” que sentimos o velho e bom Fontaines D.C.

17 – Bruce Springsteen – Only the Strong Survive

The Boss resolveu lançar um ótimo álbum, Only the Strong Survive, só com versões de canções R&B e Soul e acertou em cheio nas escolhas: comece com “Don’t Play That Song” de Aretha Franklin, passe por “I Forgot To Be Your Lover” (William Bell) e delicie-se com “Someday We’ll Be Together” (Diana Ross and The Supremes).

16 – Pixies – Doggerel

Doggerel, o novo álbum da banda Pixies é igual ao velho Pixies e isso é muito bom: “Haunted House”, “There’s A Moon On”, “Thunder and Lightning” e “Vault of Heaven” mostram que a banda não perdeu o pique, mas a melhor faixa é “Who’s More Sorry Now”.

15 – Belle and Sebastian – A Bit of Previous

Belle and Sebastian é daquelas bandas indie fofas que você ama ou odeia, no caso de A Bit of Previous ouça sem preconceitos e encontrará boas composições, é o caso de “Young and Stupid”. “Prophets On Hold”,A World Without You”, “I Don’t Know What you See In Me” e “Working Boy in New York City” merecem atenção especial.

14 – Rammstein – Zeit

“Angst” é a grande música do álbum, mas preste atenção em “Armee Der Tristen”, “”Giftig”, “Lügen” e “Meine Tranen”. A banda alemã entrega um disco bem divertido.

13 – Red Hot Chili Peppers – Unlimited Love

RHCP retornou com dois álbuns em 2022, acredito que as melhores faixas estão no Unlimited Love e eles mostram que continuam animados: “Here Ever After”, “One Way Traffic” e “Aquatic Mouth Dance”, assim como nas baladas “Not the One”, “These Are the Ways” e “Veronica”. Aperte o play e se divirta.

12 – Hartmann – Get Over It

Oliver Hartmann, vocalista alemão, ficou mais conhecido por integrar a banda Avantasia e após sua saída formou o Hartmann com um hard rock melódico. Destaque para as faixas “One Step Behind”, “Get Over It”, “Just Drive” e as baladas “When We Were the Young”, “Stay True to Me” e “Can’t Keep Away From You”.

11 – Big Thief – Dragon New Warm Mountain I Believe in You

A banda alternativa de folk rock lançou um álbum delicioso de se ouvir e com capacidade de acalmar qualquer um. Ótimas composições já se veem na abertura com “Change” e isso está exposto nas demais 19 faixas do álbum duplo. Outros destaques são: “Little Things”, “Heavy Bend”, “Certainty”, “Wake Me up to Drive” e “No Reason”.

10 – The Black Keys – Dropout Boogie

A banda prova que é fácil fazer rock e acerta tudo e mais um pouco no álbum Dropout Boogie, simples e certeiro ouça direto as faixas “How Long”, “It Ain’t Over”, “Good Love” com participação de Billy Gibbons e a melhor “Wild Child”.

9 – Arctic Monkeys – The Car

O lançamento da banda mostra outras vertentes e isso é muito interessante: a faixa “I Ain’t Quite Where I Think I Am” é um funk soul poderoso, enquanto “Big Ideas” triste e lenta demonstra um tom de despedida. Não espere um álbum de rock, mas um caminho para o progressivo que fica mais evidente em “Body Paint”.

8 – Disturbed – Divisive

A banda americana lançou o novo álbum e divulgou o clipe da rápida “Bad Man”, mas já tinha lançado dois singles: o petardo “Hey You” e “Unstoppable”, enquanto que a balada “Don’t Tell Me” tem ótima participação de Ann Wilson e outro ponto alto encontramos em “Won’t Back Down”. É um álbum forte e poderoso de uma das melhores bandas de rock da atualidade.

7 – Muse – Will of The People

A banda britânica retornou com o álbum Will of the People e o primeiro single “Compliance” mostrou para o que vieram e “Won’t Stand Down”, “Will of the People” e “Kill or Be Killed” são rápidas e boas. A balada “Liberation” funciona bem levada ao piano enquanto “Verona” é aquela balada que parece que vai explodir mas não encontra o ápice pra isso. Que bom que o Muse retornou.

6 – Liam Gallagher – C’MON YOU KNOW

Desde que iniciou a carreira solo, talvez, este seja o melhor e mais consolidado álbum de Liam Gallagher, destaque para as guitarras e bons arranjos. Isso tudo pode ser conferido na balada “Too Good For Giving Up” e em músicas como “I’m Free (Explicit)”, “World’s In Need” e os melhores momentos “Better Days” e “Everything’s Electric”.

5 – Ozzy Osbourne – Patient Number 9

Aos 73 anos Ozzy lançou um novo álbum e com ótimas parcerias: Eric Clapton, Zakk Wilde, Jeff Beck, Tony Iommi e Mike McCready, contemple: “Dead and Gone”, “God Only Knows”, “One Of Those Days” com Eric Clapton e “Mr. Darkness” com Zakk Wilde. Ozzy continua escrevendo seu legado.

4 – Eddie Vedder – Earthling

O líder da banda Pearl Jam, Eddie Vedder, fez um álbum simples e direto e não poderia faltar nesta listinha, sinta os bons momentos em “Picture” com participações Elton John, “Try” traz a gaita de Stevie Wonder e em “Mrs. Mills” a bateria de Ringo Starr. “Power of Right” tem peso e velocidade e a baladaça “Long Away” são as melhores faixas do ábum.

3 – Wet Leg – Wet Leg

O debut da banda inglesa de rock alternativo Wet Leg é, digamos, delicioso. A banda, na verdade é um duo formado por Rhian Teasdale (vocal/guitarra) e Hester Chambers (vocal/guitarra) não deixa nada a desejar em canções como: “Angelica”, “I Don’t Wanna Go Out”, “Wet Dream” e “Love You”. Um belo começo com um futuro promissor.

2 – Scarlet Rebels – See Through Blue

A banda galesa de rock melódico e formada em 2018 chegou com o ótimo álbum See Through Blue e onde se destacam músicas como: “I’m Alive”, “Storm”, “I Can’t Stay” e “We’re Going Nowhere”, mas é nas faixas “I Can Sllep Now” (baladaça) e “These Days” que tem os melhores momentos. Que continue assim por muito tempo.

1 – Scorpions – Rock Believer

A banda alemã lançou o melhor álbum de rock do ano, voltando as origens com peso e riffs de guitarras na medida certa e isso se mostra poderoso em músicas como “Roots in my Boots”, “Gas in the Tank, “Peacemaker”, “Shinning of Your Soul”, “Rock Believer” e “Call of the Wild”, enquanto a balada “When You Know (Where You Come From)” mostra o mesmo nível dos grandes sucessos da banda.

1cover: Eddie Vedder “One” (U2)

Somente Eddie Vedder para fazer uma versão tão perfeita de “One”, grande clássico da banda irlandesa U2.